Nando Reis

Banner NR

botaoVoltar

[cvg-gallery galleryId=’96’ mode=’showcase’ limit=’5′ /]

José Fernando “Nando” Gomes dos Reis (São Paulo, 12 de janeiro de 1963), é um cantor, violonista e compositor brasileiro. Ex-baixista da banda de rock Titãs, atualmente segue em carreira solo, acompanhado pela banda Os Infernais.

Saiu dos Titãs após a gravação do álbum A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana, e ficou conhecido como um dos maiores compositores da sua geração, compondo sucessos como “Diariamente” (com sua ex-namorada Marisa Monte), “All Star”, “O Segundo Sol” e “Relicário”, gravados por Cássia Eller; “Resposta” e “É Uma Partida de Futebol”, gravados pelo grupo mineiro Skank; “Do Seu Lado”, gravado pelo também mineiro Jota Quest e “Onde Você Mora?”, gravado pelo grupo Cidade Negra.

Teve uma participação breve em um trabalho envolvendo a dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano. Na fonografia da trilha sonora oficial do filme biográfico Dois Filhos de Francisco, álbum lançado em 2005, interpretou a faixa “O Lavrador”, ao lado da filha de Zezé Di Camargo, Wanessa Camargo.

Atualmente é um dos 10 maiores arrecadadores de direitos autorais no Brasil, de acordo com o ECAD, levando em conta músicas tocadas em shows e execuções em rádio (conforme noticiado pela Folha de São Paulo em 7 de Fevereiro de 2009). Músicas suas fazem parte dos últimos lançamentos de Skank (os sucessos “Sutilmente” e “Ainda Gosto Dela”) e Jota Quest. Em entrevistas em 2010 e 2011, declarou-se ateu1 e atraído por homens e mulheres.2 Seu último trabalho foi a gravação do DVD Bailão do Ruivão, um projeto com músicas nacionais e internacionais com várias participações especiais, como Zezé di Camargo e Luciano, Joelma e Chimbinha (Banda Calypso) e o grupo Zafennate. O DVD foi gravado nos dias 10 e 11 de agosto de 2010 em São Paulo, no Carioca Club.

Torcedor do São Paulo Futebol Clube, manteve uma coluna semanal sobre este tema no jornal O Estado de S. Paulo até 2010. Em 2009 lançou o livro infantil Meu Pequeno São-Paulino, pela editora Belas Letras, que fala sobre a a paixão de um torcedor pelo São Paulo e as conquistas obtidas pelo time. Nando tem cinco filhos: Theodoro, Sophia, Sebastião, Zoé e Ismael.

Em 2012, Nando figurou na lista dos dez artistas que mais lucraram com direitos autorais no primeiro semestre daquele ano, segundo o Ecad.

 

instagram
Facebook Twitter
Avaliação do Usuário : ( votos)